Pesquisas anteriores já haviam mostrado que crianças com pressão arterial elevada se saíam piores em testes de desempenho mental do que as crianças sem hipertensão.
Agora, o estudo recente descobriu que crianças com pressão arterial alta ou hipertensão têm três a quatro vezes mais chances de ter dificuldades de aprendizagem do que as sem hipertensão.
Os resultados continuaram os mesmos independentemente das crianças estarem tomando medicamentos para déficit de atenção e hiperatividade (DAH), o que pode aumentar a pressão arterial.
Os pesquisadores revisaram os dados de 201 crianças, com idades entre 10 e 18 anos, que foram encaminhados para uma clínica de hipertensão por causa de sua pressão arterial elevada. Cerca de metade tinha hipertensão, metade não.
Das crianças com hipertensão, 28% tinham dificuldades de aprendizagem, enquanto apenas 9% das pessoas sem hipertensão tinham. O percentual de crianças com dificuldades de aprendizagem na população geral é de cerca de 5%.
Segundo os pesquisadores, as descobertas ressaltam a importância de identificar as crianças com hipertensão, e entender como a doença pode afetar o cérebro. Muitos casos podem passar anos sem diagnóstico, e a hipertensão é um problema crescente nas crianças. Com essa nova associação, os profissionais da saúde devem ficar ainda mais conscientes da situação.
Os pesquisadores alertam que a pesquisa mostra apenas uma associação, e não uma relação de causa-efeito. Eles ainda não sabem como a hipertensão pode contribuir para problemas de aprendizagem. Uma hipótese é que a hipertensão influencia os vasos sanguíneos no cérebro, que tem impacto na forma como o sangue passa através do cérebro.
O próximo passo dos pesquisadores é realizar um estudo de acompanhamento, que vai seguir crianças hipertensas para verificar se o tratamento da pressão arterial por um ano pode melhorar o seu desempenho mental. Se uma reversão de problemas cognitivos for observada, os pesquisadores teriam fortes evidências de que a hipertensão contribui para problemas como o desempenho cognitivo.
Oie!
ResponderExcluirVoltei a escrever.
Espero vc por lá!
Saudades suas.
Abração!