Como eu acabei de me tornar a mais nova tia do universo ( o Viktor nasceu!!!), resolvei trazer para vocês, partes de um texto muito interessante sobre desenvolvimento infantil!
PARA TEXTO COMPLETO ACESSE:
http://disturbiosdodesenvolvimento.yolasite.com
As condições de afeto, carinho e atenção são dadas inicialmente através de
cuidados e de fornecimento da alimentação. Assim, amamente o seu filho ao seio
preferencialmente, ou no caso da mamadeira, utilize uma posição que ao mesmo tempo em
que tenha facilitada a ingestão, com a cabeça firme e em posição correta, ele possa olha
ouvir e principalmente sentir você.
Até por volta dos 3 meses de idade não existem muitas coisas de
estimulação Além do cuidado pessoal, sempre permeado pelo esquema afetivo.
LEMBRE-SE: O amamentar deve ser feito em posição confortável e em condições de
higiene adequadas. Portanto, lave as mãos com cuidado, acomode-se, e dê todo seu afeto para
que o bebê possa absorvê-lo junto com o leite.
Um bebê passa obrigatoriamente por um processo de desenvolvimento no qual,
passos não podem ser pulados ou acelerados. Cada criança tem um ritmo próprio que deve ser
respeitado, embora você possa dar condições que favoreçam esse andamento.
Para compreender melhor esse desenvolvimento, podemos tentar dividi-los mas,
LEMBRE-SE: Uma criança é sempre uma pessoa inteira e não deve nunca ser vista como um
conjunto de objetivos a serem atingidos.
Assim o desenvolvimento da criança será feito em algumas áreas que você pode
observar:
Psicomotricidade Segura a cabeça
ÁREA Global Senta
MOTORA Gira sobre ela mesma
Engatinha
Fica em pé
Anda
Psicomotricidade Controla o olhar
Fina Pega objetos
Brinca com os objetos
ÁREA DE Recepção
COMUNICAÇÃO Expressão
ÁREA Se relaciona com ele mesmo e com os outros
SOCIAL Alimenta-se
Veste-se i) PRINCIPAIS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
- 2 meses: sorriso social, brinca com as mãos, olha para um chocalho.
- 4 meses: sustenta a cabeça, emite sons.
- 6 meses: vira a cabeça na direção de uma voz.
- 9 meses: senta-se sem apoio, engatinha.
- 12 meses: anda com apoio, faz gestos (tchau, bate palmas), emprega pelo menos
uma palavra com sentido.
- 18 meses: anda sozinha.
- 2 anos: corre, diz seu nome, em companhia de outras crianças brinca sozinha.
- 3 anos: usa frases, veste-se com auxílio.
- 4 anos: brinca com outras crianças, reconhece mais de duas cores.
ii) DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- Sensório Motor (0 a 2 anos):
- responde aos estímulos do ambiente
- existe somente o presente imediato
- os estímulos precisam estar presentes
- aponta objetos
CONTINUAÇÃO:
http://disturbiosdodesenvolvimento.yolasite.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário