A vivência das crianças em um ambiente sensorialmente enriquecedor desde a mais tenra idade, pode ter um impacto nas suas habilidades cotidianas e da relação social. Assim, a avaliação contínua e o acompanhamento do desenvolvimento são importantes aspectos para prevenir alterações do desenvolvimento favorecendo e enriquecendo o desenvolvimento global da criança em diferentes contextos. A utilização da abordagem da Terapia de Integração Sensorial permite conhecer seu perfil sensorial e sua relação no dia-a-dia nos diversos espaços de vivência, permitindo a visão da criança de forma individualizada e com participação social.
Dias 06 de agosto de 2011.Carga horária total do curso: 10 horas
Das 08:00 as 18:00.
Em São José dos Campos - SP
Publico alvo: Fisioterapeutas, educador físico, psicologos, fono, terapeuta ocupacional, psicomotricista, pedagogos etc
Investimento: 150,00 ( ou até 10x no cartão)
Conteúdo do curso do dia 06:Das 08:00 as 18:00.
Em São José dos Campos - SP
Publico alvo: Fisioterapeutas, educador físico, psicologos, fono, terapeuta ocupacional, psicomotricista, pedagogos etc
Investimento: 150,00 ( ou até 10x no cartão)
• Função dos sistemas sensoriais, ênfase nos sistemas tátil, vestibular e proprioceptivo
• Registro sensorial, atenção e alerta e desenvolvimento neuropsicomotor
• Transtornos de Processamento Sensorial relacionados aos comportamentos observáveis do bebê, da criança e do adolescente.
• Registro sensorial, atenção e alerta e desenvolvimento neuropsicomotor
• Transtornos de Processamento Sensorial relacionados aos comportamentos observáveis do bebê, da criança e do adolescente.
• O desenvolvimento de IS na criança
• Os sinais de disfunção no olhar da IS
• Os sinais de disfunção no olhar da IS
Recursos e atividades na terapia:
• A aplicação de terapia de IS com crianças com distúrbio ( autismo...)
•Análise de vídeos de avaliação e terapia.
• A aplicação de terapia de IS com crianças com distúrbio ( autismo...)
•Análise de vídeos de avaliação e terapia.
Planejamento de atividades, objetivos, estrutura da intervenção:
• Na escola (orientação ao educador)
• Em casa (dieta sensorial) - situações de vida diária
•Na clínica (especificidades da Terapia de Integração Sensorial com :Autismo, Asperger)• Na escola (orientação ao educador)
• Em casa (dieta sensorial) - situações de vida diária
• Análise de equipamentos e recursos na clínica, na escola, no playground
Palestrante: Ana Claudia V M S Lima Lima - CREFITO 1- 1997-TO - Terapeuta ocupacional formada em 1986 pela UFPE, Especialista em Terapia ocupacional Hospitalar (CCS) Mestre em Serviço Social (CCSA/UFPE) e Doutora em Nutrição (CCS/UFPE) Formação no Método Neuroevolutivo Pediátrico - BOBATH .
Nenhum comentário:
Postar um comentário