Devemos cobrar mudanças e não simplesmente nos darmos por satisfeitos apenas com iniciativas.
Este projeto ainda não foi para a segunda votação.
Enviei um email para a ouvidoria da Assembléia Legislativa do Mato Grosso pedindo detalhes sobre o projeto.
Vamos direcioná-lo aos políticos de nossos Estados.
Precisamos CAMINHAR JUNTOS.
SUS DEVE SE HABILITAR PARA ATENDER AUTISTAS
Cuiabá / Várzea Grande, 27/01/2010 - 14:20.
A Comissão de Constituição Justiça e Redação do Poder Legislativo está analisando um projeto de lei que poderá habilitar o Sistema Único de Saúde de Mato Grosso (SUS), a prestar atenção integral ao diagnóstico precoce e ao tratamento dos sintomas da Síndrome do Autismo. Na matéria, que deve ser apreciada em segunda votação este ano, o autor deputado Nilson Santos (PMDB) destaca que, mesmo no setor privado, são raros os centros capacitados para lidar com os autistas.
Entre as diretrizes expostas na proposta está o envolvimento e a participação da família do portador da síndrome e da sociedade civil. O autista terá direito à medicação e a equipes multi e interdisciplinares para tratamento médico nas áreas de pediatria, neurologia, psiquiatria e odontologia. Eles terão direito ainda à assistência psicológica, fonoaudiológica e pedagógica; a terapia ocupacional, a fisioterapia e a orientação familiar e, também, ensino profissionalizante e de inclusão social.
De acordo com o autor da proposta, o poder público poderá firmar convênios com entidades e clínicas afins, visando o repasse de recursos para custeio ou remuneração de serviços.
“Os maiores problemas enfrentados pelos pais e mesmo pelas entidades voltadas ao tratamento são os elevados custos. Isso se dá quando é necessária uma gama muito alta de profissionais e também à falta de recursos financeiros para a compra de medicamentos”, explicou o parlamentar.
No projeto, as ações programáticas relativas à Síndrome do Autismo, assim como às questões a ela ligadas, serão definidas em normas técnicas e elaboradas pelo Executivo. Já as direções do SUS, Estadual e Municipais, garantirão o fornecimento universal e gratuito dos medicamentos, além do tratamento sob todos os aspectos, com a disponibilização de profissionais das diversas áreas.
Reportagem completa: http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=321419
Muito obrigada, Amanda!! O prêmio é nosso!!
ResponderExcluirbjs
Vera
Obrigado pela visita, Amanda.
ResponderExcluirSabe... por mais que tenha conhecimento percebi que pouco sei sobre o Autismo, mas aqui encontrei um bom caminho.
Abraços,
Angelo.