O IV Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI é um evento com participação gratuita realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia e com o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. É voltado a alunos e profissionais da Psicologia e áreas afins e tem como objetivo divulgar o conhecimento científico atualmente produzido em Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento. A programação inclui apresentação de projetos de pesquisa de alunos e palestras com o Prof. Dr. Caio Miguel, da California State University em Sacramento.
O Prof. Dr. Caio Miguel é formado em Psicologia pela PUC-SP e obteve seu mestrado e doutorado em Análise do Comportamento pela Western Michigan University sob supervisão de Jack Michael. Atualmente, é professor assistente do departamento de psicologia, coordenador do mestrado em Análise Aplicada do Comportamento, e afiliado ao programa de doutorado em educação da California State University em Sacramento. Além disso, Caio é professor colaborador da Chicago School of Professional Psychology e da Universidade de Sào Paulo. Caio é editor da revista The Analysis of Verbal Behavior, e serve no conselho editorial do Journal of Applied Behavior Analysis, The Journal of the Experimental Analysis of Behavior, The Behavior Analyst, e The Psychological Record. Atualmente seus trabalhos de pesquisa focam o desenvolvimento de procedimentos para o ensino de comunicação em crianças diagnosticadas com autismo.
|
Maiores informações pelo telefone (16) 3351-8498.
http://www.lahmiei.ufscar.br/sempesin4.html
- 08h30
- Escolha e preferência entre alimentos com e sem valores calóricos em indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual e sobrepeso.
(Marina Zanoni Macedo - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
- 09h00
- O Jogo do Investidor: fatores que influenciam as escolhas de risco em situações com possibilidade simultânea de ganhos e perdas.
(Luiz Migliato - Doutorando do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
- 09h30
- Algumas contribuições do paradigma de escolha para o trabalho de pessoas com deficiência intelectual.
(Giovana Escobal - Doutora em Educação Especial, LAHMIEI, UFSCar)
- 10h00
- Intervalo
- 10h30
- (1) Tato comum e nomeação em crianças com autismo.
(2) Efeitos de treino de ouvinte e falante na emergência de relações de equivalência.
(Prof. Dr. Caio Miguel)
- 12h00
- Almoço
- 14h00
- Diferenças na emergência do repertório de nomeação de figuras e leitura.
(Luiza de Moura Guimarães - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
- 14h30
- Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um programa de ensino para a implementação de um procedimento de MTS no ensino de leitura.
(Camila Penariol - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
- 15h00
- Insistência ou tenacidade? Teimosia ou obstinação? Conceitos diferentes ou recortes de um mesmo tecido?
(Tatiane Castro - Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
- 15h30
- Ensino estruturado para crianças com autismo.
(Valéria Mendes - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
- 16h00
- Intervalo
- 16h30
- (1) Uso de RIRD e matched stimulation na redução de comportamento vocal estereotipado.
(2) Uso de RIRD vocal e motor na redução de comportamento vocal estereotipado.
(Prof. Dr. Caio Miguel)
- 08h30
- Ensino de sequência de palavras para surdos através da análise comportamental.
(Alice Almeida Chaves de Resende - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
- 09h00
- Ensino de imaginação para pessoas com deficiência intelectual: uma proposta experimental.
(Paulo Augusto Costa Chereguini - Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação Especial, LAHMIEI, UFSCar)
- 09h30
- Ensino de sinais de itens e suas categorias para crianças.
(Nassim Chamel Elias - Pós-Doutorando em Psicologia, FAPESP, LAHMIEI, UFSCar)
- 10h00
- Intervalo
- 10h30
- (1) Efeitos da história de reforçamento com prompts de tato e ecóico no ensino de comportamento intraverbal.
(2) Uso de discriminação condicional e within-stimulus fading no estabelecimento de controle textual.
(Prof. Dr. Caio Miguel)
- 12h00
- Almoço
- 14h00
- Ensino de intervalos musicais por meio escolha de acordo com o modelo.
(Arthur Damião Médici - Graduando em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
- 14h30
- (1) Uso de modelação por vídeo no ensino do brincar espontâneo em crianças autistas.
(2) Comparação de diferentes avaliações de preferência em cachorros.
(Prof. Dr. Caio Miguel)
- 15h30
- Intervalo
- 16h00
- (1) Efeitos do treino de exemplar múltiplo e único na emergência de comportamento intraverbal em crianças.
(2) Efeitos do treino de tato na emergência de analogias.
(Prof. Dr. Caio Miguel)
-
-
- Departamento de Psicologia - Universidade Federal de São Carlos | Rodovia Washington Luis, Km 235 – Caixa Postal 676, CEP: 13565-905 – São Carlos – SP – Brasil | Tel: (55 16) 3351-8498
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário