quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

IV Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


O IV Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI é um evento com participação gratuita realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia e com o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. É voltado a alunos e profissionais da Psicologia e áreas afins e tem como objetivo divulgar o conhecimento científico atualmente produzido em Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento. A programação inclui apresentação de projetos de pesquisa de alunos e palestras com o Prof. Dr. Caio Miguel, da California State University em Sacramento.

O Prof. Dr. Caio Miguel é formado em Psicologia pela PUC-SP e obteve seu mestrado e doutorado em Análise do Comportamento pela Western Michigan University sob supervisão de Jack Michael. Atualmente, é professor assistente do departamento de psicologia, coordenador do mestrado em Análise Aplicada do Comportamento, e afiliado ao programa de doutorado em educação da California State University em Sacramento. Além disso, Caio é professor colaborador da Chicago School of Professional Psychology e da Universidade de Sào Paulo. Caio é editor da revista The Analysis of Verbal Behavior, e serve no conselho editorial do Journal of Applied Behavior Analysis, The Journal of the Experimental Analysis of Behavior, The Behavior Analyst, e The Psychological Record. Atualmente seus trabalhos de pesquisa focam o desenvolvimento de procedimentos para o ensino de comunicação em crianças diagnosticadas com autismo. 
Local: Auditório do CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas), no AT2, área sul da UFSCar
Data: 08 e 09 de fevereiro de 2011, das 08h30 às 18h00
Participantes com no mínimo 75% de presença receberão certificado de participação.
Maiores informações pelo telefone (16) 3351-8498.
http://www.lahmiei.ufscar.br/sempesin4.html

08h30
Escolha e preferência entre alimentos com e sem valores calóricos em indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual e sobrepeso. (Marina Zanoni Macedo - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
09h00
O Jogo do Investidor: fatores que influenciam as escolhas de risco em situações com possibilidade simultânea de ganhos e perdas. (Luiz Migliato - Doutorando do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
09h30
Algumas contribuições do paradigma de escolha para o trabalho de pessoas com deficiência intelectual. (Giovana Escobal - Doutora em Educação Especial, LAHMIEI, UFSCar)
10h00
Intervalo
10h30
(1) Tato comum e nomeação em crianças com autismo. (2) Efeitos de treino de ouvinte e falante na emergência de relações de equivalência. (Prof. Dr. Caio Miguel)
12h00
Almoço
14h00
Diferenças na emergência do repertório de nomeação de figuras e leitura. (Luiza de Moura Guimarães - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
14h30
Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um programa de ensino para a implementação de um procedimento de MTS no ensino de leitura. (Camila Penariol - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
15h00
Insistência ou tenacidade? Teimosia ou obstinação? Conceitos diferentes ou recortes de um mesmo tecido? (Tatiane Castro - Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
15h30
Ensino estruturado para crianças com autismo. (Valéria Mendes - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
16h00
Intervalo
16h30
(1) Uso de RIRD e matched stimulation na redução de comportamento vocal estereotipado. (2) Uso de RIRD vocal e motor na redução de comportamento vocal estereotipado. (Prof. Dr. Caio Miguel)
08h30
Ensino de sequência de palavras para surdos através da análise comportamental. (Alice Almeida Chaves de Resende - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
09h00
Ensino de imaginação para pessoas com deficiência intelectual: uma proposta experimental. (Paulo Augusto Costa Chereguini - Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação Especial, LAHMIEI, UFSCar)
09h30
Ensino de sinais de itens e suas categorias para crianças. (Nassim Chamel Elias - Pós-Doutorando em Psicologia, FAPESP, LAHMIEI, UFSCar)
10h00
Intervalo
10h30
(1) Efeitos da história de reforçamento com prompts de tato e ecóico no ensino de comportamento intraverbal. (2) Uso de discriminação condicional e within-stimulus fading no estabelecimento de controle textual. (Prof. Dr. Caio Miguel)
12h00
Almoço
14h00
Ensino de intervalos musicais por meio escolha de acordo com o modelo. (Arthur Damião Médici - Graduando em Psicologia, LAHMIEI, UFSCar)
14h30
(1) Uso de modelação por vídeo no ensino do brincar espontâneo em crianças autistas. (2) Comparação de diferentes avaliações de preferência em cachorros. (Prof. Dr. Caio Miguel)
15h30
Intervalo
16h00
(1) Efeitos do treino de exemplar múltiplo e único na emergência de comportamento intraverbal em crianças. (2) Efeitos do treino de tato na emergência de analogias. (Prof. Dr. Caio Miguel)
Departamento de Psicologia - Universidade Federal de São Carlos | Rodovia Washington Luis, Km 235 – Caixa Postal 676, CEP: 13565-905 – São Carlos – SP – Brasil | Tel: (55 16) 3351-8498

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails