quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Workshop- Mediação para alunos Autistas, TDAH e outros transtornos correlatos



16 horas-aula teórica e prática
Dias: 12 e 19 de fevereiro (aos sábados)
Horário: 09:00 às 18:00 h
Local: Auditório da Universidade

 Estácio de Sá – Nova América
Inscrições:
www.infinitysolucoes.com
E-mail: educ@infinitysolucoes.com
Tel: (21) 3287-1387/8540-5662
Público-alvo: Mediadores, facilitadores, professores, estudantes (pedagogia, fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Ensino médio), coordenadores pedagógicos...
Objetivo do Curso:
Fornecer suporte e técnicas para trabalhar com alunos portadores de  necessidades especiais.
Existe ainda, a possibilidade de encaminhamento para estágios para quem participar do curso.
Maiores informações sobre estágio e curso, entrar em contato:
Tel: (21) 3287-1387/2564-1969/8540-5662
Conteúdo:
Dia 12/02/11
09:00 à 12:00h – “Transtorno do Espectro Autístico: Compreendendo para Melhor Incluir”
Palestrante: Drª Carla Gikovate
  • Conceito sobre autismo e asperger
  • Como integrar autistas com não autistas
  • Programas de inclusão social através de colegas não autistas
  • Orientação para crianças não autistas que convivem com autistas
  • Atividades para autistas de alto funcionamento
12:00 à 14:00h – Intervalo para o almoço
14:00 às 18:00h – “Abordagens legais sobre o processo de Inclusão Educacional”
Palestrante: Izabel Moura
Objetivo:
Fornecer informações dos aspectos legais sobre o processo de inclusão educacional à partir da constituição de 1998/lei, diretrizes e bases da educação nacional.
  • Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
  • Discutir a atual legislação brasileira sobre inclusão
  • Caracterizar, avaliar e atender os alunos pedagogicamente dentro dos TGDs.
  • Adequação curricular, orientação e efetivação da adequação
  • Avaliação das necessidades educacionais específicas.
  • Planejamento de respostas educativas
Dia: 19/02/11
09:00 às 10:40 – “TDAH na escola: Estratégias de Ação Pedagógica”
Palestrante: Maria José
  • Hiperatividade na escola: Algumas orientações de como trabalhar em sala de aula.
  • Como Identificar e trabalhar com TDAH na Escola
  • Dicas para o professor lidar com Hiperativos
  • Estratégias de Ação pedagógica
  • Bullying
11:00 às 12:00 – “Estratégias para Estimular a Comunicação do Alunado Autista Verbal e Não Verbal:
Palestrante: Adriana Fernandes
  • Dicas para facilitar o compartilhar da atenção
  • Como Estimular a Comunicação
  • Recursos Gestuais  e Visuais para melhorar a comunica
12:00 às 14:00H – Intervalo para o Almoço
14:00 às 18:00H – Avaliação e Terapia Comportamental (ABA/PECS)
Palestrante: Mariana Garcia
Objetivo:
Breve Introdução aos princípios da análise Comportamental aplicada e suas contribuições para a Intervenção no espectro do autismo. Apresentação de aplicações dos princípios do comportamento na avaliação de repertório comportamental e programação de condições de ensino que visam minimizar os déficits comportamentais decorrentes do autismo e promover o repertório de habilidades comunicativas, sociais e redução de comportamentos inadequados.
  • Análise do comportamento
  • Introdução aos princípios básicos do comportamento
  • Contingências de três termos
  • Reforçamento positivo e negativo
  • Extinção
  • Avaliação comportamental
  • Avaliação das condições ambientais
  • Avaliação dos reforçadores
  • Currículo de ensino
  • Programação de condições de ensino
  • Tentativas discretas
  • Ensino incidental
  • Modelagem: reforçamento por aproximações sucessivas
  • Cadeia de trás-para-frente
  • Técnicas de esvanecimento
  • Generalização
  • Avaliação da intervenção
  • PECS – Sistema de comunicação por troca de figuras.
  • PALESTRANTES
  • Drª Carla Gikovate  - Neuropediatra, Mestre em Psicologia clínica pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica/PUC-Rio, Especialista em Educação Especial Inclusiva
    Mariana Garcia – Psicóloga, Doutorada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica/PUC-RIO
    Isabel Moura – Mestre em Psicologia Social pela UGM, especialista em Psicologia Educacional pela UFRJ, integrante da Equipe Técnica do Instituto Municipal Helena Antipof/SME/IHA-RJ, coordenadora do curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva da Universidade Barra Mansa
    Adriana Fernandes – Graduada em Fonoaudiologia pela UERJ, Pós-Graduada em Educação Inclusiva pela PUC-Rio, Certificada em Linguagem pelo IFF/Fiocruz, Certificada em Transtorno do Espectro do Autismo pela PUC-RIO.
    Maria José – Graduada em Pedagogia pela UFRJ, Pós-Graduada em Psicopedagogia pela PUC/RIO, Curso de Didática de Nível Superior – PUC/RIO. Especialista em TDAH.

2 comentários:

  1. Olá Amanda!!
    Sinto saudades suas!!!
    Aparece lá no blog, sinto sua falta, estarei mais por aqui também!!
    Beijos e abraços, te adoro!!

    ResponderExcluir
  2. Oi... Estou no 9 semestre de Psicologia na Unime e procurando informações sobre o filme Tenple Grandin achei seu blog. Gostei dele, pois está cheio de informações e muito bem feito!!! Patabens!!!
    elza baracho
    elzinhabaracho@gmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails