O Grupo de Estudos e Apoio a Profissionais e Pais de Autistas (Geappa) e o Movimento Luta e Trabalho pelos Direitos dos Autistas (MLTDA) realizam no dia 1º de abril, evento em favor dos direitos dos autistas com uma parada que acontece a partir das 8h, na Praça Antônio João, e a partir das 19h no Shopping Avenida Center, em Dourados.
Entre os objetivos dos grupos está o de conscientizar a população e buscar o apoio na luta pelos os direitos dos autistas e reivindicar aos órgãos públicos que tais direitos sejam respeitados e atendidos.
Autismo
É uma disfunção neurológica que não tem cura e o melhor tratamento é a estimulação em todas as áreas. Sabe-se que ele afeta o desenvolvimento relacionado à comunicação, interação social e imaginação e que, na maioria das vezes, dificulta o exercício da vida autônoma, dentro dos padrões ditados pela “normalidade”, daí a necessidade de que a criança seja estimulada e atendida o mais cedo possível.
Pesquisas recentes revelam que a proporção da incidência do autismo é de 1 em cada 175 nascimentos. Apesar de ser uma das síndromes que mais cresce na atualidade, em nossa cidade e em nossa região, não há um centro de atendimento especializado para tratamento dessas crianças.
http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=35992
Nota da Amanda: Quando o texto fala da incidência de autismo devemos considerá-la como incidência de desordens pertencentes ao espectro do autismo. Atenção!!!
Olá Amanda,
ResponderExcluirParabéns as entidades pelo trabalho de divulgação do autismo e defesa dos direitos do autista.
A APADEM tb estará realizando vários eventos prá comemorar o Dia Mundial da conscientização do autismo, dê uma olhada em nosso blog que lá tem toda a programação: www.apadem.blogspot.com
Abçs
Claudia