segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Amigos do Autista – Amazonas » Política MANAUS É A 3ª CIDADE A RECONHECER O AUTISTA COMO DEFICIENTE

Foi aprovada no dia 4 de agosto de 2010 pela Câmara Municipal de Manaus o projeto de lei nº 420/2009 que reconhece a pessoa com autismo como portadora de deficiência. A proposta aprovada, já havia sido discutida durante audiência pública realizada no dia 26 de maio. O projeto foi considerado de extrema relevância frente aos problemas enfrentados pelas entidades civis que se dedicam aos autistas.
Autismo é uma doença grave, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e lingüístico.
Para o Vice-Presidente da Associação Brasileira de Autismo – ABRA e Presidente da Associação de Amigos do Autista do Amazonas – AMA, Edmando Saunier, a lei representa um avanço significativo para o dia a dia dos portadores e de suas famílias, pois é uma luta de longos anos, onde coloca Manaus como a terceira cidade a ter a lei aprovada. Antes, essa conquista era apenas das cidades de São Paulo e Salvador. Saunier disse ainda, que com a lei, as pessoas portadoras de autismo em Manaus, terão acesso a serviços de transporte, esporte e lazer, educação especializada, atendimentos em psicologia, fonoaudiologia, psiquiatria, fisioterapia, neurologia, odontologia, musicoterapia, biomédico, entre outros serviços, além de atendimento no serviço social, na rede básica de saúde e na rede pública de ensino.

Um comentário:

  1. Espero que a lei nao fique apenas no papel, que nossos filhos sejam realmente benefeciados e respeitados como cidadao.
    Que nas futuras instalaçoes a prefeitura contrate pessoas realmente qualificadas que saibam realmente do assunto e que acima de tudo ame e respeite o autista eles nao pediram pra ser assim...pois eles nao precisam ser depositados numa sala e viver como vegetal e sim levado a ter estimulaçao pra viver.E que a familia participe.


    JOSY R. CRISOSTOMO.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails