segunda-feira, 13 de setembro de 2010

AUTISTAS FAMOSOS BRASIL: FILIPE ARTE AUTISMO - Artista plástico


Já que estou falando de autistas famosos, não posso deixar de falar do Filipe, nosso artista plástico brasileiro!
http://oblogdoarteautismo.blogspot.com/
Um beijo para o Filipe e para Ray, sempre tão querida comigo!  
Eu ainda vou ter uma pintura dele!

Texto de Ray, mãe de Filipe: http://www.arteautismo.com/



Nesses quadros não há nenhuma interferência, Filipe escolhe as cores, determina os espaços,qualquer interferência no seu trabalho, poderia anular todo processo mental por ele elaborado, seria perdido completo,a fala dele com toda à sua expressão! Sim , Filipe fala através de suas telas. Seus sentimentos mais íntimos estão ali ,registrados nas suas pinturas.
Vocês vão ver quadros negros de fortes cores escuras, este é o sentimento dele naquela hora e ele o coloca à sua maneira.
Minha casa virou um grande atelier com quadros espalhados pelo corredor pelas salas e quartos.
Faço isso , pra mostrar o quanto eu gosto de sua arte e quanto , respeito seu jeito de ser ! Esses quadros são a melhora do Filipe. Eles mostram que mesmo tendo toda uma dificuldade ,ele possui uma pulsão criativa e imaginativa que sobrevive ao autismo. Nas suas pinturas ele se expressa através das suas cores.
O ser humano passa à se Alguém , quando realiza ,Algo, de certa forma Filipe consegue ser Alguém através de suas realizações ! Com isso, de certa forma posso ver uma reabilitação do Filipe. Sua arte é um meio de conhece-lo e acha-lo.

3 comentários:

  1. Muito boa lembrança, Amanda!
    Parabéns Ray e Filipe, vcs merecem!
    Abraços,
    Claudia Moraes
    (Pres. da APADEM)

    ResponderExcluir
  2. Impossível não lembrar do Filipe! Estou sempre acompanhando suas mudanças., ele é show!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda,
    Muito obrigada pelo post de hoje , falando da arte de Filipe. para mim é muito mais que arte , é comunicação, sentimento, mensagem.As pessoas que viram os quadros na Mostra morar por Menos, gostaram muito de conhece-lo e a sua arte. A Isabela Saramago na foto com ele é artista plástica e uma arquiteta conceituada aqui no Rio de Janeiro, foi ela que deu a maior força para o Filipe estar nesta Mostra , fazendo o convite para ele.
    Eu fiquei muito feliz e mais ainda por ver o sorriso estampado no rosto dele quando as pessoas o elogiam no evento. Isso aumenta sua auto-estima e contribui para uma qualidade de vida.
    Querida Amanda , estou sempre aqui acompanhando seus posts e sua caminhada.Tenho certeza que com sua sensibilidade e a profissão de psicologa , voce vai acrescentar e muito o conhecimento e tratamento para nossos autistas.
    Um beijo para Cláudia Moraes, uma grande lutadora desta causa.
    Beijos.
    Ray

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails