sábado, 27 de março de 2010

JI-PARANÁ É REFERÊNCIA NO APOIO A AUTISTAS


(Paulo Demétrius) A Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Ji-Paraná, mantém uma Sala de Recursos do Atendimento Educacional Especializado de Autismo, que hoje é um setor pedagógico coordenado por um grupo de Psicopedagogos, junto com as mães das crianças atendidas por este setor.
A Sala de Atendimento Especializado, foi criada para cuidar de crianças que precisam de atendimento especial, mas, que clinicamente, não se enquadram como deficientes mentais.
O Autismo, é tecnicamente conhecido como um transtorno neurológico, que passou a ser estudado mais aprofundadamente pela medicina, somente nos últimos anos. Por isso mesmo, a forma de tratamento da pessoa autista ainda não é sistematizada e convencional. O pouco que se sabe, é que ocorre na grande maioria das vezes nos meninos (4 em cada 5 autistas são do sexo masculino), o tratamento com remédios nem sempre é recomendado e que os portadores da doença tem enormes dificuldade de sociabilização.
O CP conheceu o local, e pode confirmar que esse é o perfil dos meninos atendidos pela Sala em Ji-Paraná. Durante a oportunidade, a psicopedagoga responsável pela educação das crianças, Márcia Pereira, que pode explicar o procedimento da Semed com os autistas. “Por se tratar de crianças com sérias dificuldades na interação e na linguagem, um grupo de professores e pais criou este espaço junto a secretaria de educação, que possibilitou a sociabilização dessas crianças através de alternativas adequadas para o tratamento do Autismo”, contou a professora.
Outras profissionais do grupo, relataram outras dificuldades do tratamento da criança autista. “É complicado o convívio com o autista. Muitas vezes as pessoas não entendem o comportamento estranho, e a julgam como uma criança mal educada, quando na verdade é uma criança que sofre muito com um transtorno, que quando não é compreendido, causa males ainda piores”, explica Nádia Cristina, assessora da Sala e mãe de autista.
Cecília Ribeiro, Gerente da Educação Especial da Semed, conta que “na maioria das vezes, a sociedade, por puro desconhecimento, age da maneira errada no trato com o autista”.
Porém, mesmo com tantas dificuldades, o prognóstico do autista é bem satisfatório quando tratado da maneira correta. “Cada criança tem sua peculiaridade, cabe ao educador saber utilizar aquele detalhe para conseguir estabelecer um contato promissor com o autista”, explica a psicopedagoga responsável pelo Grupo.

O DIFERENCIAL - Márcia Pereira diz que, o que faz do tratamento dado pela secretaria de educação de Ji-Paraná ser referência, é que o método de trabalho utilizado, é pioneiro em toda a região norte do país. “Nós utilizamos o Son-Rise - eficaz método criado nos EUA para o tratamento do Autismo - que é uma abordagem inovadora e dinâmica ao tratamento do autismo, uma abordagem relacional, onde a relação entre pessoas é valorizada. Este programa, não é um conjunto de técnicas e estratégias a serem utilizadas com uma criança. É um estilo de se interagir, uma maneira de se relacionar com uma criança que inspira a participação espontânea em relacionamentos sociais” especificou Márcia.
A Sala de Atendimento Especial existe desde 2007 e é realizada com a participação de funcionários municipais junto com o apoio dos pais. “A participação da família é essencial no processo de tratamento do autismo, e aqui em Ji-Paraná, essa participação das mães, é plena”, finalizou Márcia Pereira.


Semed promove Semana do Autismo

No próximo dia 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Sensibilização sobre Autismo. Em Ji-Paraná, para relembrar a data, a Sala de Atendimento Especial ao Autista, irá promover uma série de eventos para divulgar o tema para a Sociedade.
A programação terá início na próxima segunda-feira (29), onde será disponibilizado um espaço para a imprensa registrar a atuação do grupo, distribuição de panfletos e uma manifestação na próxima quinta-feira, com crianças autistas, pais, professores e funcionários em frente a Semed, onde todos estarão vestidos de branco e soltarão balões para marcar a luta contra a doença.
O ápice da mobilização será no próximo dia 6, em que uma representante dos profissionais responsáveis pela Sala, falará sobre o tema na tribuna da câmara de vereadores de Ji-Paraná.

Um comentário:

  1. Amanda, parabéns pelo seu trabalho! E descobrir uma vocação assim, tão novinha, é realmente emocionante, é um dom! Cheguei ao seu blog através do blog da Tidy, e aproveito para divulgar uma notícia de suma importância para quem lida com a síndrome - http://bit.ly/bMkYx9 - vamos divulgar!

    Um grande abraço e novamente parabéns!

    Cris Santos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails