terça-feira, 31 de agosto de 2010

NO MUNDO DOS AUTISTAS - Blog "Meu Filho" Click RBS

No mundo dos autistas III

Ainda sobre autismo, recebemos o depoimento da Paula Santos, mãe do João Gabriel de 3 anos. Ela tem um blog sobre o assunto e nos mandou uma série de textos contando algumas experiências de ser mãe de um serzinho tão especial.
“Quando o João Gabriel estava com 2 anos e 1 mês, me foi orientado pelo pediatra da possibilidade do diagnóstico de Autismo, no inicio me revoltei mas ao longo do tempo após a confirmação com o auxilio de uma neurologista pediatra e o inicio do tratamento (hoje ele faz fono, equoterapia, e terapia ocupacional) estamos no caminho para alcançar melhoras .
De maneira geral minha orientação para outros pais seria de que observassem muito bem o seus filhos, pois, hoje analisando o passado percebo que o João já apresentava sinais do Autismo desde muito cedo.
Os sinais são basicamente estes:

**Ausência de fala, ou A perda da fala onde a criança começa a falar como foi com o João que iniciou os primeiros balbucios e parou de falar ao invés de aumentar seu vocabulário.Por isso preste bastante atenção ao seu redor ao escutar as pessoas dizendo : Ele só fala quando quer,ou ele PAROU de falar.
**Movimentos repetitivos (estereotipias), são movimentos considerados estranhos, como girar objetos, bater palmas freqüentemente, ou rodopiar sem parar.
** Pouco sensibilidade a dor, por exemplo, o seu filho cai e não chora, ou ele fica batendo a cabeça e parece não sentir.
**E o principal: O CONTATO VISUAL, este pode ser observado muito cedo, pois, a criança apresenta um olhar distante, e dificilmente atende a um chamado (cuidado O AUTISMO pode ser confundido com SURDEZ).
Quando surgirem algum desses sintomas leve o seu filho ao pediatra, e peça uma opinião e se mesmo assim não se der por satisfeita leve-o ao neuro pediatra e tire a duvida, pois, quanto mais cedo o diagnostico maior a possibilidade de resultados, ou seja, o prognostico pode ser melhor do que seria se não fosse percebido cedo.
Será necessária persistência na busca por respostas, mas o importante é transformá-los em pessoas independentes.
Sobre o nosso dia a dia, o importante é ter uma rotina bem especificada, programar através de conversas o dia a dia deles, assim eles ficam mais organizados, por exemplo, segunda-feira a noite avisar: amanha você terá aula, brincará com os colegas e fará um lanche depois a mãe vai te buscar, etc.
Hoje em função do meu trabalho só tenho tempo com ele no horário das terapias, e aos finais de semana é bem difícil, mas com muito esforço a noite sento para brincar com ele e desenvolver as atividades orientadas pelas profissionais que o atendem.

Outra dica pesquise os valores dos atendimentos.Existem valores absurdos, mas também desconfie de profissionais muito acessíveis, vá atrás dos seus direitos, você tem direitos de ter tratamento adequado.
Sobre a escola regular, só posso dizer q sou a favor quando existe um preparo para atendê-los, pois, ao contrario ela não ajuda no tratamento, no nosso caso o João Gabriel, após algumas tentativas e insucessos não esta freqüentando nenhuma escola, pois, a escola inclusiva aqui de Poa NÃO tem vagas no momento.
A escola precisa ter boa vontade, profissionais preparados e todo um trabalho de integração da escola + a família + os terapeutas, isso sem duvida associado a MUITO AMOR rende resultados.

PARA divulgar um pouco da nossa vivencia com o autismo criei um blog (sonhos do Gabriel), La escrevo sobre situações diversas, como informações, novidades, filmes, enfim.
O blog da Paula é o http://blogsonhosdogabriel.blogspot.com

No mundo dos autistas II

O autismo virou tema de alguns textos que publicamos no blog e na coluna de segunda-feira no jornal Diário de Santa Maria. Abaixo os comentários de pais que tem filhos autistas.
“Boa noite, acabei de ler a matéria do diário, tenho um menino que está autista, grau leve, conheço várias mães e vários autistas, achei que a iniciativa de vocês de abordar o tema ,super, mas fiquei surpresa, pois nunca esperava que o jornal local tivesse essa atitude de falar de um tema novo e ao mesmo tempo tão antigo, PARABÉNS!!!!! O AUTISMO foi e será sempre ligado a mistério, pois até hoje não se sabe a causa exata e nem onde fica fisicamente o dano no cérebro, há varias pesquisas nesta área, graças a Deus, mas ainda estamos engatinhando no assunto. Por favor continuem a falar e publicar matérias sobre o tema, pois precisamos que a mídia nos ajude , para que os nossos pequenos autistas não sofram tanto preconceito, porque a nossa sociedade tem medo do que não conhece. Nossos filhos passam por mal educados, surdos, mimados e tudo mais, por falta de informação das pessoas. A UFSM está com uma equipe de Ed. Especial e autismo, eles estão fazendo um bom trabalho de divulgação e esclarecimento, oportunizando palestras mensais no auditório da universidade e o melhor, gratuitas, com profissionais de renome e especialistas em neuropediatria X autismo -site www.ufsm.br/autismo. Agradeço de coração, obrigada por voces lembrarem que o mundo é uma diversidade, mas no fundo todos somos iguais.” (Silvia Gonçalves)
“Boa tarde, ótima lembrança a reportagem sobre o Autismo, pois ajuda as pessoas a reconhecerem que esta limitação existe e que infelizmente há cada vezes mais crianças com este problema. Espero que o tema seja aprofundado, para que possam entender determinadas atitudes de nossos pequenos e não sejam tachados de mal educados. Na escola Antonio Alves Ramos, está sendo feito um ótimo trabalho de inclusão de nossos autistas desde o ano passado. Parece pouco (uma criança estar na escola é normal) mas peregrinamos por várias escolas e não fomos aceitos.” Paulo Giovani Gonçalves (pai de autista)

No mundo dos autistas

* A criança tem aparência normal. Os pais desconfiam, mas não detectam o problema, nem com o uso de aparelhos nem com exames laboratóriais. O diagnóstico é feito por meio de uma série de sintomas como dificuldades na interação social, problemas de linguagem e de comportamento. Estamos falando do autismo, também conhecido como transtorno global de desenvolvimento. Um distúrbio do desenvolvimento humano que pode ser leve, moderado ou severo (normalmente associado a alguma doença mental). Apesar dos avanços nos estudos, ainda não há uma causa bem definida para o problema.
Na semana passada, a coluna reproduziu um depoimento emocionante da nutricionista Silvia Sperling, mãe do Otávio, autista de quatro anos. Seguimos no assunto porque ainda há muito a ser falado.
- Eles parecem, às vezes, extraterrestres - relata Ligia Tonetto, tesoureira da Associação dos pais e amigos do autista de Santa Maria, criada em 2008.
- A cabeça deles é como se fosse uma mala bagunçada. Eles vão colocando coisas nela e não sabem como usar - comenta a especialista em autismo, Fabiane Biazus, exemplificando que é como se um brasileiro fosse morar no Japão e não entendesse uma palavra de Japonês.
A forma como o autista aprende é diferente. Não é que ele não goste, por exemplo, de olhar nos olhos dos outros. Mas um autista normalmente não vê significado nisso.
- O simbólico não existe, e ele precisa de estímulos visuais. Para entender o que é uma banana, ele precisa ver uma banana.
É comum os pais relatarem que a criança passou por um período de normalidade antes de manifestar os sintomas do autismo. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Formada em educação especial, com especialidade em autismo, Fabiane acredita que ainda falta informação aos pediatras. Compreendendo os sintomas, eles poderiam encaminhar a criança para outros profissionais especializados, como um neuropediatra, psicopedagogo, fonoaudiólogo e educador especial.
Desde cedo é preciso estimular a fala, a prática de exercícios físicos e uma série de rotinas para se adaptar melhor nesse mundo dos ditos “normais”. Hoje autistas considerados leves estão inseridos no mercado de trabalho e conseguiram constituir famílias.
Segundo Ligia Tonetto, a inserção em escolas regulares é fundamental nesse processo, mas ainda há muito o que avançar. Esse é um dos desafios da Associação que reúne cerca de 40 pais de autistas. O principal objetivo da entidade é criar um centro de excelência de desenvolvimento humano. Seria um centro multidisciplinar com apoio médico e educacional para abrigar os autistas no período oposto ao escolar. O projeto já existe e para sair do papel é preciso captar recursos. Uma das alternativas encontradas pela associação seriam recursos federais. Porém para receber os valores, a cidade ainda precisa ter uma legislação específica criando um conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiência.
Segundo a ASA - Autism Society of American, pessoas com autismo tem pelo menos metade dessas características:
- Usa pessoas como ferramentas
- Resiste a mudanças de rotina
- Não se mistura com outras crianças
- Não mantém contato visual
- Age como se fosse surdo
- Resiste ao aprendizado
- Apresenta apego não apropriado a objetos
- Não demonstra medo de perigos
- Gira objetos de maneria bizarra ou peculiar
- Apresenta risos e movimentos não apropriados
- Resiste ao contato físico
- Tem acentuada hiperatividade física
- As vezes é agressivo e destrutivo
- Apresenta modo e comportamento indiferente e arredio
* Coluna Em Nome do Filho, assinada por Ticiana Fontana e Fabiana Sparremberger, publicada todas as segundas no jornal Diário de Santa Maria.

Um comentário:

  1. Olá Amanda! Tudo bem?
    Sou psicóloga clínica há 7 anos. No meu consultório realizo avaliação psicológica e acompanhamento psicológico com crianças.
    Gostei muito do seu blog acredito que sua experiência com autismo seja muito rica. Acredito que vou aprender muito com você!
    abraços
    www.psicologaregina.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails