segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Workshop Autismo Intervenções e Acomodações do Modelo DIR/Floortime - CURITIBA

NOS VEREMOS LÁ!!!

Um grande abraço!

Amanda
*amandabueno.autismo@gmail.com

Gostaríamos de convidá-los para o Workshop Autismo Intervenções e Acomodações do Modelo DIR/Floortime que acontecerá em Curitiba- PR nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2010. Tendo em vista a importância deste assunto, peço que se possível você divulgue e repasse este email para todos os profissionais e pais.



Workshop Autismo em Curitiba O autismo é descrito por autoridades no assunto dos Estados Unidos e da Europa como uma epidemia atual. O Brasil não possui estatística sobre a síndrome. Dados de 2007 apontam apenas para uma estimativa. De acordo com o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP), num universo de cerca de 190 milhões de habitantes, havia aproximadamente um milhão de casos de autismo.
 No mundo, segundo a ONU, acredita-se ter mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo. Na Inglaterra, há estudos de que o número possa ser de uma criança autista a cada 58 nascidos, conforme estudo da Universidade de Cambridge. Desde 2009, o Brasil tem atraído pais e profissionais interessados nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID), em especial os do espectro autista.

No mesmo ano, a especialista em Desenvolvimento Infantil, Patrícia Piacentini, ministrou o primeiro workshop sobre o assunto. Em 2010, vários segmentos tomaram a iniciativa de promover cursos e debates a respeito do tema. Pela primeira vez no Parana, Patrícia, terapeuta em formação pelo Interdisciplinary Council on Developmental and Learning Disorders (ICDL), Instituto do DIR®/Floortime Model, USA, virá oferecer o Workshop Autismo: Intervenções e Acomodações através do modelo DIR/Floortime. O evento acontecerá entre os dias 15, 16 e 17 de outubro, no hotel Alta Regia, próximo ao circulo militar em Curitiba. Durante o encontro, haverá o lançamento do livro Autismo: aprender brincando, um guia de orientação para pais.

Modelo DIR/FloortimePodemos dizer que o modelo DIR/Floortime não é simplesmente uma terapia ou programa de intervenção. Nele, o foco não está sobre os sintomas, mas sobre a compreensão do funcionamento de cada criança em particular, das formas únicas de organizações como um caminho apresentado para a intervenção. Criada pelo Dr. Greenspan, juntamente com a Dra. Serena Wieder, nos EUA, na década de 1990, a sigla DIR significa um modelo baseado no Desenvolvimento, nas Diferenças Individuais e na Relação. O DIR é geralmente referenciado como Floortime, que é parte do guarda-chuva desse modelo. O DIR incide numa avaliação e intervenção associada à abordagem Floortime, que busca o envolvimento e a participação da família, com as diferentes especialidades terapêuticas (Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia etc), além das articulações e da integração nas estruturas educacionais.

 

 
Workshop Autismo Intervenções e Acomodações através do modelo DIR/Floortime 15, 16 e 17 de outubro de 2010.

O evento vai proporcionar aos familiares e profissionais (médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, etc), conhecimentos sobre as intervenções e acomodações baseado no modelo DIR/Floortime. Este modelo baseia-se numa leitura perceptual dos estímulos e respostas sensoriais e individuais em cada criança, considerando dificuldade no campo neuro-motor , assim como os aspectos nutricionais, biomédico e sobre tudo relacional.

Público Alvo: Pais, familiares, educadores e profissionais da saúde

Local: Altareggia Plaza Hotel - Endereço: Dr. Faivre 846 - Centro Curitiba-Pr

Informações e inscrições: workshop.autismo@hotmail.com


Ana Lucia(41) 9905-7939
Workshop Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails