segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Régis Rösing mostra como o esporte ajuda crianças com autismo a evoluir


Regis Rosing criancas autistasCrianças autistas e suas mães durante aula de
ginástica olímpica (Foto: TV Globo)
O autismo é classificado como um transtorno definido por alterações antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações na comunicação, interação social e uso da imaginação. Crianças com autismo vivem em um mundo só delas, não interagem com o que há em volta. Para elas, o mundo interior é muito maior do que o exterior. Mas o trabalho de um ex-atleta de ginástica olímpica, o professor Rodrigo Brivia, está surpreendendo médicos especialistas no assunto e, principalmente, os pais dessas crianças.
Rodrigo usa todos os aparelhos da ginástica olímpica como parte do tratamento. Simula competição, vibração, faz os movimentos como se estivesse se apresentando com a criança do lado e, de repente, o que ele faz começa a ser imitado. As crianças pulam de alegria, brincam, e algumas começam a dizer as primeiras palavras.
O esporte como instrumento e ferramenta de interação tem sido a chave que está abrindo as portas para crianças autistas.Tudo que elas precisam é a combinação de atenção e amor. O repórter Régis Rösing foi conhecer de perto essa iniciativa, que acontece em uma academia de ginástica, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Olá Amanda, estou lendo sobre autismo e espero começar a pesquisar sobre o assunto em breve, quando eu me sentir preparado. É uma iniciativa muito boa, mas você sabe onde posso encontrar alguma tese, ou algum livro mais técnico, que fale sobre esportes para ajudar no tratamento do autismo? Se tiver outras teses que abranjam assuntos como formas de diagnosticar precocemente o autismo ou estudo e comparação das terapias que são mais utilizadas no tratamento desta disfunção, agradecerei também. E você, pretende trabalhar com o quê, pretende pesquisar também? Para eu parar de te importunar com minhas inúmeras perguntas, você não teria algum fórum ou comunidade do Orkut ao qual eu poderia me inserir (tirando a comunidade do blog)?

    Atenciosamente,
    Paulo Feodrippe.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI ESSA MATÉRIA QUE O GLOBO ESPETACULAR FEZ PARA ESPORTE DE SUPERAÇÃO DOS AUTISTAS!!!!!!!MINHA FILHA TMB É ELA É AUTISTA INFANTIL E ELA FAZ NATAÇÃO NA MANGUEIRA AQ NO RIO, ELA ADORA, MAIS GOSTARIA DE QUE ELA FIZESSE MAIS UM APRENDIZADO POIS SEI QUE ELA CONSEGUE E TMB IRÁ SE SUPERAR!!!!!!!!!!CADA VEZ MAIS!!!!!POIS ACHO QUE SERIA MUITO BOM PARA ELA!!!!!!!!BJS RENATA MAGALHAES DO ENGENHO DA RAINHA - RJ

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails