segunda-feira, 4 de julho de 2011

Relato de uma terapeuta #1

Hoje vou dividir com vocês algo muito meu.
Todos os dias, depois de um dia inteiro de trabalho com autismo, chego em casa e começo a estudar autismo. Essa rotina diária, deveria ser apenas a dedicação de alguém que além de gostar de estudar, quer ter bons resultados em seu trabalho. Acontece que muitas vezes, como hoje por exemplo, ao ver um vídeo e refletir sobre as crianças e famílias que estão em minha vida, percebo que meu "estado de espírito" impacta diretamente neles. 
publicação autorizada pelo responsável legal
 Percebo que a dedicação que tenho no meu trabalho extravasa pelos meus olhos, pela minha voz... E muitas vezes é isso que transforma e enche de energia o dia de alguém, de uma família, de uma criança, de um professor. Mesmo num dia em que eu esteja triste isto não pode mudar!
Muitas vezes as crianças já passaram por tantas terapias, tantos profissionais, tantas escolas, tantos lugares que se fecham... A família se esgota, e o brilho nos olhos vai sumindo..

Então me pergunto: O que faz com que uma família confie em você? O que faz com que aquela criança que já passou por tantos lugares e pessoas, confie em você?

Eu já sei a resposta. Amar e estudar o que se faz é essencial.
Vejo por aí tantos profissionais frios, distantes, donos do saber. Ouço tantos relatos de maus tratos, de pouca atenção. Só  o conhecimento não basta!
Assim como só dedicação e vontade não bastam!

Hoje, estudando e pesquisando como sempre, me emocionei muito ao assistir este vídeo:
Muitas vezes choro por perceber que não é possível oferecer para uma família tudo o que ela precisa, pois existem muitas famílias e eu sou uma só!
Mesmo nos meus sonhos surgem idéias de como trabalhar com meus pacientes e eu não desligo nunca!
Quando o atendimento termina o paciente NÃO DESAPARECEU! Ele continua existindo, 24 horas por dia, todos os dias!

Você profissional, se sente assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails