terça-feira, 5 de julho de 2011

Marcos Mercadante (1960-2011) - Professor e estudioso do autismo

Marcos Mercadante, Claudia Bucalem e Julia Mercadante
Mas enquanto a doença permanece com a causa desconhecida, o psiquiatra infantil decidiu trabalhar em prol de uma maior difusão de informações sobre ela.
No ano passado, fundou a Autismo & Realidade, ONG que busca apoiar a preparação de pessoas e instituições para trabalhar com autistas e combater o preconceito.

Filho de pais corretores de seguro, formou-se em medicina pela USP em 1983.

Fez doutorado sobre TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) na USP, mas só com o pós-doutorado em Yale, nos EUA, especializou-se em autismo, tornando-se uma das maiores autoridades sobre a doença no Brasil.

Professor da Unifesp, deu aulas também no Mackenzie.

Magoo, como ficou conhecido quando jogava basquete e usava óculos protetores que o deixavam parecido com o personagem de desenho Mr. Magoo, tinha uma clínica, onde conheceu os pais que o ajudaram na ONG.

Do primeiro casamento com a psicóloga Caia, teve seus três filhos: Julia, 25, advogada, Mariana, 22, estudante de medicina, e João, 13. Vivia há quatro anos com a segunda mulher, Cláudia, que tem um filho, Rodrigo.

Segundo a família, Magoo era muito dedicado à ciência e andava sempre com algum artigo nas mãos, para ler.

No ano passado, descobriu um câncer de pâncreas e deixou claro para os filhos que teria uma batalha difícil. Morreu no sábado, aos 51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails