segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ARTIGO - DINÂMICA FAMILIAR DE CRIANÇAS AUTISTAS

DINÂMICA FAMILIAR DE CRIANÇAS AUTISTAS


Maria Helena S. Sprovieri1, Francisco B. Assumpção Jr2

Como eu havia dito no último post, segue resumo e link para artigo completo em formato PDF.
Ótima pesquisa abordando a família do autista nas suas relações.
Atentem para os resultados sobre stress nas famílias.
NÃO PODEMOS FOCAR APENAS A CRIANÇA!

Um grande abraço!
Amanda Bueno

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

 RESUMO - Avaliamos 15 famílias de autistas, 15 de portadores da síndrome de Down e 15 de filhos saudáveis, com indivíduos na faixa etária de 5 a 15 anos. Os pais (ambos os genitores) desses três grupos familiares foram avaliados quanto ao à dinâmica familiar, visando relacionar tais sintomas com o funcionamento de famílias de autistas, em estudo comparativo. 

Detalhou-se a família, o quadro autístico, a família do autista, a família e a saúde mental, suas limitações e dificuldades ao longo do ciclo vital. A pesquisa de campo foi realizada mediante o uso dos instrumentos de dinâmica familiar da Entrevista Familiar Estruturada, (Carneiro,1983). Os dados coletados foram comparados estatisticamente. 

Considerando a população estudada (n = 45 famílias) constatou-se que as famílias dos autistas e portadores da síndrome de Down são dificultadoras da saúde emocional dos elementos do grupo, constituindo as dos autistas maior porcentagem. Concluimos que a dinâmica familiar do autista é dificultadora da saúde emocional dos membros do grupo, seus pais apresentam estresse, sendo as mães com scores mais significativos mas semelhantes nos outros dois grupos.

Print version ISSN 0004-282X

Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.59 no.2A São Paulo June 2001

doi: 10.1590/S0004-282X2001000200016  

1Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Terapeuta familiar; 2Psiquiatra, Professor Livre Docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Diretor do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails