quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

NOTÍCIA - 10-02-10 GESTANTES MAIS VELHAS CORREM MAIOR RISCO DE TEREM FILHOS AUTISTAS

SEGUE MARCADO NO TEXTO O LINK DA REVISTA AUTISM RESEARCH, RESPONSÁVEL PELA PUBLICAÇÃO.

Lembrando! Quando eu publico notícias apenas as repasso com as devidas fontes. Qualquer dúvida ou não concordäncia com a publição é só me solicitar e eu pesquiso mais a respeito.

ABRAÇOS!!!

10.02.2010 | 01h01

  UOL/Blog Boa Saúde
Quanto mais tempo a mulher espera para ser mãe, maiores são os riscos de ter um filho com autismo - distúrbio cerebral que interfere na capacidade do indivíduo em se comunicar e relacionar com outras pessoas -, segundo estudo publicado na edição de fevereiro da revista Autism Research. A comparação dos casos de autismo ocorridos na Califórnia no período de 1990 a 1999 - mais 12 mil crianças em 5 milhões de nascimentos - com as outras crianças do registro do Estado indicou que mulheres que ficam grávidas com mais de 40 anos de idade correm maior risco de terem um filho com autismo.

As taxas de autismo apresentadas pelo estudo foram crescentes, acompanhando o aumento da idade da mãe: 1,6 por 1000 mulheres com menos de 25 anos; 2,3 por 1000 mulheres na faixa etária de 25 a 29 anos; 3,1 por 1000 mulheres com 30 a 34 anos de idade; 3,85 por 1000 mulheres entre 35 e 39 anos; e 4,4 per 1000 mulheres com 40 anos ou mais. Entre os homens, por sua vez, os efeitos da idade seriam bem menores.

Apesar de os resultados indicarem que a idade da mãe pode influenciar no risco de autismo do filho, os pesquisadores destacam que esse é apenas um dos fatores implicados nesse distúrbio. De acordo com os autores, essa tendência de a mulher ter filhos mais tarde conta por menos de 5% do aumento do autismo na Califórnia no período. “Esse estudo não diz que a idade da mãe ou do pai causa o autismo”, destacou a pesquisadora Geraldine Dawson. “A idade dos pais é apenas um fator de risco que está interagindo com outros fatores genéticos e ambientais que levam uma criança a desenvolver o autismo”, completou a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails