terça-feira, 19 de janeiro de 2010

AUTISTAS FAMOSOS - STEPHEN WILTSHIRE

STEPHEN WILTSHIRE





 


Fonte: http://www.stephenwiltshire.co.uk/
Tradução: Amanda Bueno
Stephen Wiltshire é um artista que desenha e pinta paisagens detalhadas. Ele tem um talento especial para o desenho realista, representações precisas das cidades, às vezes, tendo observado apenas por pouco tempo.


Stephen nasceu em Londres, em 24 de abril de 1974. Quando criança, não falava, e não se relaciona com outras pessoas. A partir dos três anos, ele foi diagnosticado como autista. Não possuía linguagem e vivia imerso em seu próprio mundo.

Quando tinha cinco anos, Stephen foi enviado para Queensmill School, em Londres, onde se percebeu que o único passatempo que lhe dava prazer era desenhar. Logo se tornou evidente que ele se comunicava com o mundo através da linguagem do desenho; animais primeiro, depois os carros de Londres, e finalmente edifícios. Estes desenhos mostravam uma perspectiva magistral e revelavam um talento natural.

Aos oito anos, Stephen começou a desenhar arranha-céus depois que os efeitos de um terremoto (imaginário), como resultado de ter visto fotografias de terremotos em um livro na escola. Ele também se tornou obcecado com ilustrações de carros clássicos americanos (o seu conhecimento era de enciclopédias), e ele desenhou a maioria dos marcos de Londres.

Os professores da Escola Queensmill o encorajaram a falar retirando temporariamente seus instrumentos de desenho para forçá-lo a solicitar o que desejava. Stephen respondeu fazendo sons e, eventualmente, proferiu a sua primeira palavra - "papel". Ele aprendeu a falar completamente aos nove anos de idade.

Em 1987, o programa da BBC QED, "The Foolish Wise Ones ', mostrou o talento surpreendente de Stephen. Ele foi apresentado por Sir Hugh Casson (ex-presidente da Royal Academy), que o descreveu como "o melhor artista infantil na Grã-Bretanha". Trabalho de Stephen desde então tem sido objeto de inúmeros programas de televisão ao redor do mundo. Seu trabalho foi publicado e discutido em muitos livros, e seu próprio livro (terceiro de sua autoria) “Cidades Flutuantes” (1991) foi número um na lista dos mais vendidos da Sunday Times.

Enquanto isso, obras de arte Stephen estavam sendo exibidos com freqüência em locais de todo o mundo. Em 2001, ele apareceu em um documentário da BBC, "Fragmentos de um Gênio", pelo qual ele foi filmado sobrevoando Londres a bordo de um helicóptero e, logo após desenhar de maneira perfeita uma ilustração de uma aérea de quatro milhas quadradas no prazo de três horas. Seu desenho incluía 12 marcos históricos e 200 outras estruturas.

Em outubro e novembro de 2003, milhares se reuniram à Orleans House Gallery, em Twickenham, perto de Londres, na Inglaterra, para ver a primeira grande retrospectiva da obra de Stephen. A exposição abrangeu o período de 20 anos, de 1983 a 2003, e era composta por 150 exemplos de desenhos de Stephen, pinturas e gravuras.

Em maio de 2005, logo após um curto passeio de helicóptero sobre Tóquio, ele desenhou uma vista panorâmica da cidade em uma lona de 10 metros de comprimento, a partir da memória. Após isso desenhou Roma, Hong Kong, Frankfurt, Madrid, Dubai, Jerusalém, Londres e Nova York. em telas gigantes. Ele completou sua obra-prima no Pratt Institute, faculdade de arte e design, em Nova York em outubro de 2009.

Em janeiro de 2006, foi anunciado que Stephen estava sendo nomeado pela Rainha Elizabeth II como Membro do Império Britânico, em reconhecimento dos seus serviços ao mundo da arte. Mais tarde, naquele ano ele abriu sua galeria permanente em Londres. Trabalho de toda a carreira Stephen está permanentemente em exposição, juntamente com os originais novas e estampas disponíveis para venda na Galeria de Stephen Wiltshire na Royal Opera Arcade, Pall Mall, Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails