quarta-feira, 7 de abril de 2010

VACINA H1N1 - ATUALIZAÇÃO

H1N1 - Atualizando - Postado por Jairo Len
http://clinicalen.blogspot.com/

Após um mês de vacinação contra H1N1, acho que vale a pena dar uma atualizada e relembrar alguns detalhes - percebo, pelos e-mails que recebo, que ainda restam dúvidas e mais dúvidas sobre a vacina monovalente que o governo oferece. E alguns relatos interessantes...






- A vacina já foi aplicada em cerca de 9 milhões de pessoas, incluindo os bebês de 6 meses a 2 anos. Até onde se saiba, não matou ninguém. Portanto, mais uma vez esqueçam os e-mails e terias conspiratórias falando barbaridades sobre as vacinas contra gripe.






- O e-mail mais patético (e comentado) mostra um video do YouTube com uma ex-ministra da saúde da Finlândia, Dra. Rauni Kilde, falando muito mal das vacinas de gripe. Teoricamente, uma pessoa respeitada (Finlândia = país sério). Porém Dra. Rauni Kilde, ministra entre 1975 e 1986, é vidente, ufóloga, já diz ter sido abduzida inúmeras vezes por ETs, e tem convicção de que, desde 1946, inúmeras pessoas (zumbis) tem seus cérebros chipados em experiências governamentais.


Se tiver tempo, confira o vídeo no YouTube e o perfil da Dra. Kilde na Wikipedia.(http://en.wikipedia.org/wiki/Rauni-Leena_Luukanen-Kilde)






- Reações à vacina (Dra. Kilde à parte) aconteceram: febre, dores no local de aplicação, mal estar. Em geral, desaparecem após 24 horas. Pela minha casuística, mais do que em vacinas de rotina.


A vacina da GSK tem apresentado mais reações, e a vacina do Butantan (a única leitosa que eu já ouvi dizer) não causa nenhuma reação. Mesmo com mais reações, confio mais nas vacinas da GSK, justamente porque temos acesso a todos os dados de fabricação, imunogenicidade, reações.






- "Se não tem tu, vai tu mesmo" - Conforme eu havia falado, aguardei algumas semanas para recomendar a vacina em meus pacientes. A vacina trivalente só deve chegar em maio/2010 e alguns casos de H1N1 já tem aparecido. Portanto, vamos proteger quem está nas faixas etárias de vacinação do governo.






- Aliás, "top-ten" de indignação dos pais, a não-vacinação das crianças escolares (acima dos 2 anos de idade). O mundo todo vacinou esta faixa etária, professores e cuidadores de crianças. Por aqui, não. Nos Estados Unidos, além da vacinação do governo (para todos), quem quiser recebe a vacina em qualquer farmácia (Walgreens, etc) na hora, sem burocracia.


Resumo: para crianças acima dos 2 anos, a única coisa a fazer é esperar a vacina chegar à clínicas particulares. E quem não puder pagar, "top-top-top", como faria o ministro do Lula, Marco Aurélio Garcia, quando da queda do avião da TAM.

- Outra coisa básica que as mães vem percebendo é o despreparo, descaso e mau atendimento que muitos postos de saúde prestam. Isso já é conhecido dos médicos há décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails