domingo, 25 de abril de 2010

PREFEITURA CRIA CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL MÚLTIPLAS

Postado por Departamento de Imprensa


Sex, 23 de Abril de 2010 12:50

FOTO ILUSTRATIVA
Com início previsto para a próxima semana, Centro deve atender aos 133 alunos que hoje estão matriculados na Apae de Cubatão


A Prefeitura de Cubatão está criando o Centro Multidisciplinar de Atendimento às Pessoas com Deficiência Mental, Múltiplas e Autismo, numa parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. O projeto do Centro Multidisciplinar era um sonho acalentado por diversos professores e foi elaborado pela professora Waldísia Rodrigues de Lima, chefe do Serviço de Educação Especial (SEE), da Seduc.



A ideia do Governo Municipal é iniciar o atendimento no Centro já a partir da próxima semana para absorver a demanda de alunos hoje matriculados na Apae de Cubatão, cujo convênio foi finalizado este ano.


De acordo com o secretário de Educação, Fábio Oliveira Inácio, o projeto será implantado com urgência para poder atender de maneira satisfatória os 133 alunos com deficiência que estão na Apae de Cubatão. “Juridicamente, não podemos mais repassar recursos, nem oferecer transporte, merenda ou pagar as contas de consumo da entidade, por isso a solução foi colocarmos em prática o Centro Multidisciplinar, que já vinha sendo pensado pelo SEE desde 2009. Vamos aproveitar os professores da rede municipal e oferecer atendimento de qualidade para esses alunos, cujos pais serão contatados pessoalmente para aderir ao novo serviço da Prefeitura”, explicou o secretário.


Segundo ele, a pedido da prefeita Marcia Rosa, que não quer que nenhum aluno da Apae seja prejudicado, o Centro Multidisciplinar terá uma estrutura de atenção especializada à criança e ao adolescente com deficiência, com profissionais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.


A Prefeitura está alugando um imóvel na Vila Nova para abrigar emergencialmente o Centro Multidisciplinar e vai disponibilizar transporte, merenda e serviço especializado aos alunos que optarem pelo atendimento. Ainda de acordo com o secretário, para equipar emergencialmente o novo Centro, a prefeita Marcia Rosa está solicitando inclusive apoio de outras prefeituras da região no sentido de doar o material necessário nesse início de funcionamento.


Entre os serviços que serão oferecidos no Centro estão o educacional, neurológico, psiquiátrico, fonaudiológico, psicológico, de assistência social, de enfermagem e ainda atividades nas áreas de Artes, Música e Educação Física.
Texto: Cecília Beu (MTb. 22.332)
20100423-SEDUC-centro multidisciplinar-CB'

5 comentários:

  1. Olá Amanda!
    Que bom se estas iniciativas se tornassem uma realidade para todos, não é mesmo?
    Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Seria maravilhoso! Por isso divulgar iniciativas como essa são tão importantes! Obrigada por registrar sua opinião.
    Será que você pode meu enviar seu endereço de email para atualizações?
    um grande abraço!
    amandabueno.autismo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Amanda!
    Acho muito justo isso. Mas fico indignada com o
    fechamento das APAES. Penso que nós brasileiros,
    somos um tanto desunidos,pois essa seria uma hora certa p/ mostrarmos nossa vontade de que essa instituição permaneça. Deveríamos nos mobilizar contra essa lei que ao meu ver desestrutura o que esta funcionando e dando certo, pelo caminho da inclusão. Sabemos que a inclusão é uma grande quimera...que p/ alguns até pode dar certo...em detrimento de uma grande maioria...como podemos cobrar de um educador conhecimentos específicos em autismo, por ex...isso só p/ inicio de conversa...*eles*(os mesmos de sempre tcs)acham e querem *globalizar as síndromes...é p/ chorar...ainda bem que por aki (PR) as coisas estão diferentes.Pelo menos nos próximos 3 anos, n é mesmo? A minha grande *luta* está em mostrar que o autismo difere de qqer outra síndrome que se possa imaginar, que temos que adquirir mais conhecimento e possibilitar uma formação adequada aos educadores desta área... bjss e desculpe o desabafo....

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se algo semelhante a este centro multidiciplinar no Rio de Janeiro?Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. OI Adriana!
    Não conheço instituições na cidade do Rio de Janeiro.
    Conheço uma em Volta Redonda/RJ. Além de ser multidisciplinar podem te fornecer muitas informações.http://apadem.blogspot.com/
    Procure pela Claúdia e pela Lívia!! Beijo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails